O processo de impeachment da Câmara entra em um estágio crucial nesta semana, com os investigadores planejando uma votação na terça-feira (3) para aprovar seu relatório defendendo a remoção do presidente Donald Trump do cargo, enquanto ele decide se deve montar uma defesa antes de um provável julgamento no Senado.

Um projeto de relatório estará disponível para consulta dos membros do Comitê de Inteligência da Câmara em um local seguro, antes da votação que enviará suas descobertas ao Comitê Judiciário da Casa para considerar as acusações reais.

Os democratas majoritários dizem que o relatório falará por si mesmo ao apresentar possíveis acusações de suborno ou “crimes elevados e delitos”, o padrão constitucional para o impeachment.

Os republicanos querem que o deputado democrata Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência, testemunhe, embora não tenham poder para obrigá-lo a fazê-lo, enquanto tentam lançar o inquérito liderado pelos democratas como distorcido contra o presidente republicano.

Publicidade
CCA idiomas

“Se ele optar por não testemunhar, eu realmente questiono sua veracidade no que ele está colocando em seu relatório”, disse o deputado Doug Collins, o principal republicano no Comitê Judiciário. “É fácil se esconder atrás de um relatório”, acrescentou Collins. “Mas será outra coisa realmente se levantar e ter que responder a perguntas”.

Schiff argumenta que “não há nada para testemunhar”, que ele não é uma testemunha de “fato” e que os republicanos estão apenas tentando “aplacar o presidente, e essa não é uma boa razão para tentar chamar um membro do Congresso como uma testemunha”.

Após duas semanas de testemunho público, as conclusões do relatório do Comitê de Inteligência da Câmara ainda não são conhecidas publicamente. Mas se espera que o relatório se concentre principalmente em se o presidente abusou de seu cargo ao reter ajuda militar aprovada pelo Congresso para pressionar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, a iniciar investigações sobre seus rivais políticos.

 

(Com informações de Associated Press)

 

 

 

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas