O presidente Donald Trump está ameaçando remover milhões de pessoas que vivem no país ilegalmente às vésperas de anunciar de forma oficial sua candidatura à reeleição. Em um tweet na noite dessa segunda-feira (17), Trump disse que a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na próxima semana “começará o processo de remoção dos milhões de imigrantes ilegais que entraram ilicitamente nos Estados Unidos”.

“Eles serão removidos o mais rápido que entrarem”, escreveu ele. Um funcionário do governo disse que o esforço se concentrará em mais de 1 milhão de pessoas que receberam ordens finais de deportação por juízes federais, mas permanecem em liberdade no país. O funcionário falou sob condição de anonimato para explicar os tweets do presidente.

É incomum que as agências policiais anunciem invasões antes que elas ocorram. Alguns na administração de Trump acreditam que demonstrações decisivas de detenções em massa podem servir como impedimentos eficazes, enviando uma mensagem àqueles que consideram fazer a viagem para os EUA que não vale a pena vir.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

A imigração foi um tema central da campanha de Trump em 2016 e espera-se que ele a pressione enquanto tenta abrir caminho para a campanha de 2020. Trump lançará formalmente sua candidatura de reeleição na noite desta terça-feira (18), em um comício em Orlando, na Flórida, um estado que é crucial para o caminho à Casa Branca.

 

(Com informações de Associated Press)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes