Entrou em vigor nessa segunda-feira (16), no estado de Nova York, a lei que concede carteira de motorista para todos os residentes, sem a verificação de status imigratório. A medida que permitirá aos moradores requererem a licença para dirigir, ainda que sejam indocumentados, venceu um último obstáculo na sexta-feira (13).

Apelidada de Green Light, a lei foi aprovada pelo Senado estadual e assinada pelo governador Andrew Cuomo em junho passado.

Com ela, os requerentes da carteira de motorista que não possuírem um número de seguro social válido poderão apresentar documentos de identificação alternativos, como passaportes válidos e carteiras de motorista emitidas em outros países, também válidas. Os requerentes terão de passar pelos testes escritos e práticos regulares para obterem a carteira de motorista comum.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Com a nova lei, agora são 14 os estados americanos que concedem carteiras de motorista sem prova de regularidade imigratória no país: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illionois, Maryland, Novo México, Nevada, Nova York, Oregon, Utah, Vermont e Washington.

 

(Com informações de Brazilian Times)

 

 

Publicidade