Os passos e movimentos ensaiados para uma apresentação futura de Mary Poppins estão aparecendo em lugares incomuns, como aulas de matemática. “Isso ajudou quando ‘Step in Time’ estava preso na minha cabeça e tínhamos um teste para fazer”, conta Samantha Dueffert, da Connelly School of the Holy Child.

A escola de Potomac, Maryland, adota um método de ensino chamado transcurricular, que combina diferentes disciplinas. “Com os alunos, permite que eles vejam e vivenciem seu aprendizado em todo o currículo de muitas maneiras diferentes”, explica a professora da sexta série Alex Corbutt.

A aula de matemática usa o método para ensinar aos alunos sobre proporções e frações. “Na minha antiga escola, era apenas ciência ensina ciências, matemática ensina matemática; mas aqui você pode ver como a música e a arte se misturam”, comenta a aluna Abby Carbonneau, 11 anos.

Publicidade

Conectar uma produção teatral à matemática, artes da linguagem e estudos sociais tem seus desafios, especialmente quando se trata de planejamento e coordenação entre professores. Ainda assim, os alunos apreciam os benefícios; a maneira como a aprendizagem transcurricular expande sua compreensão.

“Se você não entende isso na primeira aula ou como eles descrevem na primeira aula, você sempre tem outra chance ou mais algumas chances de aprender”, comenta a estudante. “É envolvente e divertido”, concorda a professora. A aprendizagem transcurricular pode ser implementada ao longo de um semestre ou de um ano escolar inteiro.

 

(Com informações de WJLA)

 

 

Publicidade
CCA idiomas