Eles coletaram livros e arrecadaram dinheiro para uma bolsa de estudos. Agora, os dois moradores do Condado de Montgomery que criaram o “Brothers With Books” estão concedendo sua primeira bolsa de US$ 250 a um aluno da Julius West Middle School, em Rockville, Maryland.

Um dos fundadores da iniciativa, Isaac Cudjoe, explica que o objetivo é oferecer aos jovens leitores livros que reflitam suas próprias experiências. Cudjoe disse que é importante se os adultos quiserem que as crianças leiam e se destaquem.

“Acreditamos que as crianças gostam de ler, mas elas simplesmente não gostam de ler livros que não têm nada a ver com elas, com suas circunstâncias ou mesmo com as pessoas que veem quando vão para casa”, afirma.

Assim, Cudjoe e Kevin Isabelle Peete formaram a Brothers With Books e procuraram materiais de leitura que interessassem às crianças no cada vez mais diversificado Condado de Montgomery. Eles então fizeram questão de distribuir os livros para as crianças manterem.

Publicidade

“Há algo de empoderador em dizer a uma criança que ela pode usar sua agência para reivindicar este livro e dizer que isso faz parte de sua coleção. É algo em que eles se orgulham, podem escrever seu nome e é deles”, destaca Cudjoe.

Um estudo publicado na Social Science Research em 2018 examinou o impacto que os livros em casa têm sobre as crianças. O estudo documentou como o acesso às “bibliotecas domésticas” trazia benefícios a longo prazo em alfabetização e a capacidade de trabalhar confortavelmente com números e solução de problemas.

Cudjoe conta que está encorajado pela resposta das escolas, especialmente da Julius West Middle School, onde os administradores estavam entusiasmados com os objetivos do projeto. E ele espera que este seja apenas o começo. “Esperamos fazer isso com crianças suficientes no Condado de Montgomery para que elas possam começar a pedir livros emprestados umas das outras”, comenta.

 

(Com informações de WTop)

 

 

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes