Passageiros com deficiência apresentaram aproximadamente 900 reclamações formais contra companhias aéreas americanas no ano passado, de acordo com registros federais de transporte. As queixas aumentaram em relação aos anos anteriores e foram registradas durante um período em que o governo federal analisou vários novos requisitos para as companhias aéreas atenderem melhor os passageiros com deficiência.

O Departamento de Transporte dos EUA rastreia o número de reclamações registradas contra as transportadoras aéreas, incluindo as referentes a problemas de acesso para pessoas com deficiência. Uma análise dos dados federais de 2019 e 2018 mostra um aumento de aproximadamente 10% nessas reclamações entre outubro de 2017 e setembro de 2019.

A agência também começou recentemente a relatar publicamente o número de reclamações que recebe sobre cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade maltratados ou danificados. Foram aproximadamente mil reclamações por mês, impactando entre 1 e 2% de todas as cadeiras de rodas e dispositivos transportados em voos pelas companhias aéreas americanas.

“É preciso haver mais treinamento sobre várias deficiências e as diversas necessidades”, considera Deepa Goraya, uma defensora de direitos das pessoas com deficiência em Maryland.

Publicidade
CCA idiomas

Segundo ela, esses passageiros enfrentam uma série de desafios crescentes, incluindo o tamanho de assentos, corredores e banheiros a bordo de aviões. “Os assentos devem ser definitivamente maiores para as pessoas que precisam se deslocar de cadeiras de rodas”, aponta.

O governo dos EUA também anunciou que está estudando novos sistemas para o transporte de cadeiras de rodas, incluindo a viabilidade de sistemas de contenção para que os passageiros possam permanecer em suas cadeiras de rodas durante os voos. Além disso, o governo federal também está realizando um estudo sobre a acessibilidade dos aeroportos a passageiros com cadeiras de rodas e desafios de mobilidade.

 

(Com informações de NBC)

 

 

 

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes