Um longo e planejado serviço de transporte autodirecional está programado para ser lançado no Condado de Fairfax, na Virginia, marcando o que pode ser o primeiro ônibus autônomo para uso público no estado. O veículo de baixa velocidade funcionará no meio do dia, entre o metrô de Dunn Loring e o Distrito de Mosaic, conforme Cathy McGhee, chefe de inovação de transporte da Virgínia.

O ônibus especial pode começar a funcionar ainda este ano, mas ainda não há um cronograma definido, então os passageiros podem não conseguir usá-lo até 2020.

O Departamento de Transportes do Condado de Fairfax tem o apoio da Dominion Energy no projeto, depois que US$ 250 mil em financiamento de subsídios operacionais foram formalmente aprovados pelo Commonwealth Transportation Board como parte dos planos mais amplos de investimentos no transporte estatal.

Publicidade

A Dominion comprará ou arrendará o veículo que seria operado pelo condado, sob um acordo que deverá ser aprovado pelo Conselho de Supervisores do município no final deste mês. A empresa está prestes a liberar uma solicitação de propostas em busca de preços para alugar um ônibus autônomo por um ano ou para comprar o veículo, disse Emil Avram, vice-presidente de inovação da empresa.

O veículo ainda poderá ser transferido para uma parte diferente do condado ou estado no final de um ano de teste. A rota exata que o ônibus seguirá ainda está por ser determinada, e pode até se estender até o Hospital Inova Fairfax. No final de cada corrida, o veículo voltaria a recarregar. O condado pagará por essa eletricidade e qualquer outra manutenção.

 

(Com informações de WTop)

Publicidade