Washington DC pode ser um local definido pela retórica e pelas regras. Mas, na última década, graças a uma parceria única, dezenas de muros e fachadas vazias espalhados pela cidade foram transformados em impressionantes telas de cultura e cor.

“Estou feliz que a DC esteja se tornando um farol para a arte e a comunidade de artistas esteja crescendo, o que é ótimo. Há muito espaço para colocar murais e acho que eles devem estar em cada esquina”, afirma o muralista Kaliq Crosby.

Para divulgar o trabalho, o Departamento de Obras Públicas (DPW) promoveu a turnê de ônibus MuralsDC. “Hoje estamos comemorando os murais dos seis artistas que trabalharam conosco este ano”, disse a porta-voz da DPW, Nancee Lyons.

A agência encarregada de manter a cidade limpa executa um programa que paga aos muralistas para criar obras de arte: 85 foram criados desde o início do programa em 2007.

Como o impressionante trabalho de Kaliq Crosby, chamado Calla Lilies, na 13th Street NW em Columbia Heights. “Então, nós só queríamos trazer um pouco de beleza, alegria e brilho para essa comunidade e esse espaço”, comenta Crosby.

Publicidade

Na turnê, os convidados foram de mural em mural, para que cada artista pudesse explicar o significado de sua peça recém-completa e seu lugar em uma paisagem urbana em constante mudança.

A turnê começou na U Street, na sombra de um titã. O Wailin ‘Mailman apresenta o ícone de DC, Buck Hill. Essa lenda do saxofone, que entregava correspondência durante o dia e tocava jazz à noite, agora ocupa nove andares, na obra de Joe Pagac.

Aniekan Udofia também mostrou sua obra-prima chamada Namaste, que fica na 9th Street NW, perto do Centro de Convenções. “É de uma mulher meditando, mas ela está levitando do chão lentamente. É uma peça que reúne natureza e humanidade”, explicou.

Este ano também foram inauguradas as obras dos artistas Cita Sadeli, conhecida como Miss Chelove; Eric B. Ricks, Maya Angelou e Federico Frum. Com elas, a cidade, já rica e diversificada, continua a florescer com arte pública que agora pertence a todos.

 

(Com informações de WJLA)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas