Nuvens assim não são vistas todos os dias, sobretudo na Virginia. “Meu queixo caiu!”, disse Amy Hunter, que tirou uma foto e postou na terça-feira (18), viralizando na internet. São formações que se parecem mais com as ondas do mar e são muito raras de se ver na região.

“É melhor eu pegar minha câmera”, pensou Amy quando viu essas nuvens. “Eu tenho assistido a formações de nuvens sobre Smith Mountain há 18 anos e nunca vi uma como esta”, relata.

Segundo os meteorologistas, os desenhos são conhecidos como “Kelvin-Helmholtz Clouds” e seu formato tem a ver com o modo como o ar está fluindo pela atmosfera no dia.

Publicidade

Há uma razão pela qual eles parecem ondas quebrando no oceano. Depois que o vento sopra e atravessa uma barreira, como uma montanha, o ar continua fluindo através da atmosfera em um padrão ondulatório. Este fluxo de ar turbulento pode dar às nuvens a aparência que se vê na foto de Amy. Quando há duas camadas de ar se movendo em velocidades diferentes, ocasionalmente podem ocorrer nuvens assim.

A terça-feira foi um dia tempestuoso na Virginia e nas Carolinas. Essas nuvens geralmente podem indicar uma atmosfera tempestuosa e instável e também podem ser uma pista ou um indicador de turbulência para viagens aéreas. Elas normalmente não duram muito tempo. De acordo com Amy, essas só ficaram assim no céu por cerca de um minuto antes de se dissiparem.

 

(Com informações de WUSA)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas