Mais de 66 mil motoristas de Maryland podem ter suas licenças confiscadas se não fornecerem rapidamente documentação para torná-las compatíveis com o processo de ID REAL com mandato federal.

De acordo com a Administração de Veículos Automotores do Departamento de Transportes de Maryland, motoristas estão de posse da licença recém-projetada, que inclui uma estrela de identificação real perto do canto superior direito, mas precisam levar os documentos necessários ao MVA, até junho, para concluirem o processo. “Sem esses documentos, o MDOT MVA começará a sinalizar as carteiras de motorista e os cartões de identificação afetados em junho como ‘lembrados'”, disse a agência em um comunicado divulgado na quinta-feira, dia 8. “Os clientes ainda seriam motoristas licenciados, mas se parados pela polícia, eles teriam suas carteiras de motorista confiscadas”, disse o comunicado.

Motoristas devem atualizar informações no MVA 2

Licença recém-projetada, que inclui uma estrela de identificação real perto do canto superior direito.

De acordo com Caroline Knigt, proprietária da Caroline Knigt Multi-Services, apenas as pessoas que estão com a validade da carteira de motorista vencida ou próximo da data de vencimento estão sendo chamadas. “Esta atualização está sendo feita apenas para cidadãos e imigrantes legalizados no pais, que tenham o “real id””, explicou. Entre os imigrantes “sem status” farão a atualização apenas aqueles que precisam renovar a licensa. “Mas a documentação é menos complicada. Apenas a comprovação que as taxas estão em dia e um passaporte válido”, enfatiza Knigt.

Avisos enviados por carta ou e-mail

De acordo com a agência, os motoristas afetados receberam três avisos por e-mail desde dezembro que alertam para o prazo de junho de 2019.  Eles receberão três avisos adicionais nas próximas semanas por e-mail e correio dos EUA. “Por isso a importância de manter o endereço sempre atualizado”, destaca Knigt.

Os titulares de carteira de motorista de Maryland podem acessar a Ferramenta de pesquisa de ID REAL da agência, na qual eles digitariam a carteira de habilitação ou o número do cartão de identidade e seriam informados sobre o status de sua ID REAL.

Publicidade
CCA idiomas

Os documentos a serem apresentados podem incluir: uma certidão de nascimento ou passaporte, comprovante de Segurança Social e dois documentos comprovando um endereço em Maryland. Não há custo, pois os motoristas que possuem as licenças do ID REAL já pagaram por isso.

Knigt conta que o processo é rápido e simples. “Meu marido e eu já fizemos. Você marca horário pelo site do MVA e resolve na hora”, acrescenta. De acordo com o MVA, agendamentos não são obrigatórios, mas aqueles que os fazem têm garantia de serem atendidos dentro de 15 minutos do horário agendado.

Atualização implementada há 10 anos

Maryland começou a emitir licenças de ID REAL em 2009, sob um processo que o Departamento de Segurança Interna dos EUA considerou compatível.  No entanto, em outubro de 2017, o DHS informou a Maryland que todos os clientes com a estrela REAL ID devem ter documentos arquivados no MVA.

Uma vez que tragam os documentos exigidos, a conformidade será anotada nos computadores da agência, tornando compatível a ID REAL do estado para usar uma carteira de motorista emitida pelo estado para embarcar em um avião ou entrar em instalações do governo federal.

Publicidade