Um grupo sem fins lucrativos está subsidiando passeios durante a temporada de festas, na esperança de manter os motoristas bêbados fora da estrada. O Programa Regional de Álcool de Washington, que trabalha para evitar dirigir embriagado, oferece US$ 15 de desconto em viagens pela Lyft.

As pessoas na região de DC podem visitar o site para obter um código para ser usado no aplicativo. A oferta vale em passeios nesta segunda (30) e na terça-feira (31), a partir das 22 horas, indo até às 4 horas do dia 1º de janeiro (quarta-feira).

Kurt Erickson, presidente do programa, disse que, embora a organização sem fins lucrativos ofereça transporte em vários feriados, o Ano Novo é o momento mais movimentado. A organização ofereceu quase 80 mil viagens pelo programa SoberRide desde 1991, acrescentou.

“Prefiro ter um número recorde de passageiros e descobrir como vamos pagar por isso, do que acordar na manhã seguinte e perceber que existem fatalidades 100% evitáveis”, afirma Erickson.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

Em 2018/2019, 285 pessoas morreram nos Estados Unidos em acidentes por dirigir embriagado entre o Natal e o Ano Novo, de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias.

As mortes por dirigir embriagado aumentaram em toda a região nos últimos anos, de acordo com um relatório anual divulgado em janeiro pelo Conselho Metropolitano de Washington. Em 2017, 86 pessoas morreram por acidentes de trânsito que envolviam álcool ou drogas – 27 pessoas a mais do que em 2016, segundo o estudo do conselho.

O Programa Regional de Álcool de Washington gasta cerca de US$ 50 mil todos os anos para pagar passeios e também conta com patrocinadores comerciais. Antes dos aplicativos de carona, a organização sem fins lucrativos oferecia corridas com empresas de táxi. Ele começou a usar o Lyft exclusivamente em 2017 e o número de pessoas que aproveitam o serviço aumentou, conforme Erickson.

 

(Com informações de WAMU)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes