Um dos eventos astronômicos mais esperados do ano está a menos de um mês e, se você quiser vê-lo com seus próprios olhos, precisará começar a se preparar para isso agora. O alinhamento conhecido como Trânsito de Mercúrio ocorrerá no dia 11 de novembro e será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul, Europa, África e oeste da Ásia.

Semelhante a um eclipse solar, um trânsito ocorre quando um planeta passa diretamente entre a Terra e o sol. Os trânsitos são raros e ocorrem apenas 13 vezes a cada 100 anos, com o seguinte previsto apenas para 13 de novembro de 2032.

No fenômeno, Mercúrio será visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar. No entanto, para acompanhar essa movimentação, os espectadores precisarão de proteção adequada para olhar com segurança para o sol, além de um dia sem nuvens.

Olhar para o sol sem a proteção adequada pode causar danos permanentes nos olhos, incluindo visão distorcida e até perda de visão. Após o eclipse solar total de 2017, houve relatos de pessoas em todo o país que seus olhos doíam ao olhar para o sol, incluindo uma mulher que teve suas retinas queimadas por observar o evento sem óculos de proteção.

Publicidade
Curso de inglês

 

Telescópios

 

Para evitar problemas, a orientação é encomendar esses filtros solares agora a um fornecedor confiável que atenda aos padrões internacionais de segurança. Segundo a NASA, há outro problema: Mercúrio é pequeno demais e pode até passar despercebido por muitos. Por isso, talvez seja necessário um telescópio seguro para não perder o evento.

“Somente veja o Sol através de um telescópio com filtro solar certificado; caso contrário, você corre o risco de sofrer danos permanentes nos olhos”, adverte a NASA. É extremamente importante garantir que o filtro solar esteja na extremidade correta do equipamento. Olhar através de um telescópio comum ou binóculo com apenas um par ou óculos de eclipse sobre os olhos não funcionará.

Pessoas que não conseguem obter o equipamento adequado a tempo podem visitar um dos muitos clubes de astronomia do país que realizarão encontros de visualização no dia do Trânsito de Mercúrio ou assistir ao evento on-line.

 

(Com informações de WUSA)

 

 

 

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes