Com o fim das aulas, bibliotecas de Baltimore promovem o Summer Reading Challenge (Desafio de Leitura de Verão), um programa de âmbito municipal no qual as crianças podem ganhar prêmios lendo livros e participando de atividades durante as férias escolares. Conni Strittmatter, gerente de engajamento de jovens e famílias do sistema da Biblioteca Pública do Condado de Baltimore, disse que o programa é concebido como uma espécie de ponte acadêmica.

“Acreditamos que desempenhamos um papel na comunidade, para ajudar a preencher a lacuna do verão, quando se trata de aprender para as crianças do município. Nosso desafio de leitura de verão incentiva as crianças a ler, experimentar e compartilhar”, explica Conni.

As crianças, particularmente as de famílias de baixa renda e grupos minoritários, muitas vezes experimentam o que alguns chamam de “slide de verão”, afirma Aaron Philip Dworkin, o novo CEO da National Summer Learning Association, de Baltimore.

Famílias de melhor situação financeira possuem recursos de aprendizado em casa e enviam seus filhos para acampamentos de verão enriquecedores e experiências onde eles continuam aprendendo nos meses mais quentes do ano. Mas as crianças sem esse acesso esquecem o que aprenderam durante o ano letivo e não aprendem nada de novo, ficando atrás de seus colegas quando o novo ano escolar começa.

Megan Crews, uma bibliotecária da filial de Catonsville do sistema de bibliotecas públicas, disse que a leitura de apenas seis livros – de praticamente qualquer tamanho e sobre qualquer assunto – pode anular esse efeito negativo.

A leitura de verão é tão importante para a educação que o sistema escolar promove as ofertas da biblioteca à medida que o ano letivo chega ao fim, reforça Fran Glick, coordenadora de programas de mídia para bibliotecas nas Escolas Públicas do Condado de Baltimore.

Tema

O tema do Desafio de Leitura de Verão deste ano é “Um Universo de Histórias”, que incluirá atividades temáticas sobre o espaço. A filial, em Frederick Road, em Catonsville, tem uma área de aprendizado ao ar livre, onde as crianças podem cuidar de um jardim cultivando tomates, pepinos, batatas e pimentões, fazendo medições e outras observações científicas durante o verão.

Publicidade

O espaço ao ar livre permite que crianças e outros visitantes apontem os telescópios para os céus e procurem constelações em noites claras, e possibilita que eles procurem por insetos e pássaros durante o dia.

Inscrições

Crianças (e adultos) podem participar do Desafio de Leitura de Verão de duas maneiras. Eles podem se inscrever online, usando o tabuleiro de jogo interativo Beanstack. Ou podem ir a qualquer agência e pegar um livreto pessoalmente.

Os participantes ganham pontos preenchendo seus quadros ou livretos com os livros que leram e as atividades da biblioteca em que participaram. A meta é atingir 20 livros e atividades no total.

Os participantes que ganharem 20 pontos podem escolher uma sacola ou um livro para levar para casa e também concorrer a brindes em sua filial: crianças de até dez anos são inscritas para ganhar brinquedos com temas espaciais.

Participantes entre 11 e 17 anos podem ganhar um cartão presente Visa de US$ 25 ou um cartão para a Amazon, Target ou AMC. Os adultos também podem concorrer a um cartão de presente Visa de US$ 25.

 

(Com informações de Baltimore Sun)

Publicidade