A tecnologia moderna está enfrentando um problema antigo, à medida que os governos locais lutam para permitir que as operadoras de celular instalem novas antenas que prometem um melhor serviço, abrindo caminho para o 5G. Cidades e condados ainda estão descobrindo como regular as instalações, que alguns consideram desagradáveis ​​em seus bairros.

As ruas de Baltimore estão pontilhadas com mais de 600 “instalações sem fio para pequenas células” em postes, tornando a cidade uma das primeiras áreas em Maryland a receber a nova tecnologia. Às vezes, o equipamento tipo caixa transmite sinais de celular mais rapidamente do que as torres de telefonia celular tradicionais.

A indústria sem fio e os governos locais se enfrentaram na questão na Assembleia Geral e poderiam novamente voltar à discussão em 2020. A indústria quer um caminho claro para instalar o equipamento e gostaria de ver a legislação estadual, enquanto os governos locais desejam controlar onde as instalações irão e como serão feitas.

As instalações de pequenas células podem assumir muitas formas além de uma caixa – por exemplo, algumas são uma ponta longa que se estende da parte superior de uma luz de rua, ou grupos de dispositivos circundando um poste.

As empresas de telefonia móvel dizem que os dispositivos são parte integrante da promissora nova tecnologia sem fio conhecida como quinta geração, ou 5G. As antenas menores são necessárias para transmitir sinais que entregam dados e vídeo ainda mais rapidamente aos telefones dos consumidores – e alimentam a tecnologia atrás de veículos autônomos, comunicações aprimoradas entre ambulâncias e hospitais e tempo mais inteligente para os semáforos.

Atualmente, os sinais sem fio se conectam de um smartphone a uma torre sem fio alta a até uma milha ou duas de distância. As novas instalações de pequenas células são colocadas muito mais próximas – a cada poucos quarteirões – para permitir que os sinais se movam pela rede mais rapidamente. As empresas de telefonia móvel afirmam que, a curto prazo, as instalações de pequenas células aliviarão o congestionamento nas atuais redes 4G. E eles eventualmente serão usados ​​para implantar a rede 5G.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

 

Funcionamento

 

Até agora, apenas alguns modelos de telefone podem se conectar a redes 5G; nenhum iPhone da Apple é compatível, por exemplo. E o serviço 5G está disponível apenas em partes selecionadas de algumas cidades. Em Baltimore, o único lugar para aproveitar a tecnologia é no M&T Bank Stadium, onde a Verizon está oferecendo o serviço para seus clientes com telefones compatíveis.

Mas os governos locais em Maryland e em outros lugares estão procurando proteger sua autoridade sobre o que acontece em suas comunidades, especialmente nos direitos de passagem nas ruas onde as empresas querem colocar equipamentos. Os condados e as cidades querem poder definir regras e taxas, como fazem com outras estruturas.

A questão do 5G ecoa as lutas anteriores sobre a necessidade de equilibrar tecnologias emergentes com preocupações sobre como essas tecnologias alterarão as comunidades – como debates sobre onde permitir painéis solares e turbinas eólicas.

 

(Com informações de Baltimore Sun)

 

 

 

 

 

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas