Febre no pé de crianças, jovens e adultos há décadas, a marca Converse decidiu inovar sua produção e lançar novos modelos que conversam com a urgência da preservação do meio ambiente. A dona dos famosos “All Star” acaba de pôr à venda a coleção “Renew” – feita com resíduos pós-consumo e pós-industriais, a partir de garrafas PET, tecidos recicláveis e algodão. Cada modelo foi criado a partir de um material diferente.

Confira os novos modelos eco-friendly do Chuck Taylor All Star.

 

O Renew Canvas reaproveita garrafas plásticas e é feito a partir de poliéster 100% reciclado. Já o Renew Denim reutilizou peças de jeans que seriam descartadas em lixões e aterros sanitários e o Renew Cotton usa como material de base 40% de algodão reciclado – a partir de algodões descartados – para criar um tecido de poliéster.

Por fim, o Renew Cotton é feito com 40% de algodão reciclado. Ele reutiliza o algodão descartado da produção para criar um novo tecido de poliéster. A All Star promete que novos componentes começarão a ser reciclados e farão parte dos modelos em breve.

A ideia da Converse é que em um futuro breve ainda mais partes e peças de seus tênis sejam também recicladas. O modelo Renew Canvas já foi lançado e pode ser adquirido no site da marca.

A previsão é que o modelo Renew Denim seja lançado até o final do ano e o Renew Cotton chegue ao público em 2020.

Publicidade

Além do processo de confecção sustentável, a linha também traz seus tênis decorados com a frase “life’s too short to waste” – algo como “a vida é curta demais para desperdiçar”.

Outras marcas

A indústria da moda vinha respondendo lentamente à demanda dos consumidores por produtos sustentáveis. Este tipo de item estava ficando isolado a algumas marcas especificas, como Patagonia, Toad & Co, Eileen Fisher, entre outras. A tendência é que isto mude com o anúncio da Adidas, de que irá parar de utilizar poliéster virgem, ou seja, fibra de plástico, em seus produtos até 2024.

A Adidas promete fabricar 11 milhões de pares feitos com plástico reciclado retirado do mar em 2019. A iniciativa é resultado da parceria com a organização ambiental e rede de colaboração global Parley for the Oceans, que retira resíduos em praias antes que cheguem aos oceanos. A produção da marca em 2018 foi de cinco milhões de calçados.

De acordo com a marca, o plástico reciclado é transformado em um fio e torna-se um componente do calçado. Além dos pares de sapato, a Adidas também produz roupas com os mesmos materiais vindos do mar.

A decisão da marca segue o sucesso da venda de calçados de plástico reciclado. Seu compromisso cresceu de um milhão de pares produzidos em 2017 para 5 milhões em 2018, atingindo 11 milhões de pares em 2019.

Publicidade
Curso de inglês