O ciclistas Cleyton de Souza, de Santa Catarina, e Bernardo Kochen, o Bado, de Curitiba, se preparam para disputar umas das principais competições de resistência do mundo: a Race Across America (RAAM). O evento acontece em 15 de junho e inicia no píer de Oceanside, na Califórnia. O atleta compete na equipe Air Relax GoPro Team Brasil conta com uma comissão de suporte com 11 membros. “A estrutura conta com uma equipe profissional, incluindo parte medica, mecânica e de mídia. Seremos acompanhados por um motorhome e duas vans. A intenção é revezar dia e noite, sem parar. É a prova mais difícil do ciclismo mundial”, explica o esportista de 38 anos.

É a primeira vez que a dupla participar da prova e o objetivo é terminar o trajeto de quase 4,8 mil quilômetros em sete dias. O limite da prova nas modalidades de equipes é nove dias, mas, de acordo com a organização, a maioria das equipes conclui em sete dias e meio. Os mais rápidos finalizam a prova em cinco dias.

“A intenção é revezar dia e noite, sem parar. É a prova mais difícil do ciclismo mundial”, explica o esportista de 38 anos.

Souza esta confiante nos treinamento que a equipe tem feito e afirma que quer buscar o pódio. Ele aponta como principal rival a dupla francesa Evens Stievenart e Jean Luc Pérez. Stievenart, por exemplo, já foi campeão das 500 milhas de Lê Mans é campeão americano de 24 horas de ciclismo. “Eles buscam quebrar o recorde da prova. Tudo pode acontecer, provas de longa distância podem ter problemas, e todos estão sujeitos a imprevistos, experientes ou não. Lembro que já tive que ajudar medalhista olímpico que passou mal, por exemplo”, relata o catarinense. Outras oito duplas disputam a competição, com integrantes brasileiros, irlandeses, canadenses e britânicos.

Publicidade

O trajeto inicia na Califórnia e termina em City Dock, em Annapolis, em Maryland. São 3 mil milhas passando por 12 estados: Califórnia, Arizona, Utah, Colorado, Kansas, Missouri, Ilinois, Indiana, Ohio, West Virginia, Pensilvânia e Maryland. Além de passar por diversos monumentos e marcos históricos, a longa corrida para por verdadeiras maravilhas naturais, como a Sierra Nevada, as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches. Os ciclistas ainda cruzam os rios Colorado, Mississippi, Missouri, Ohio e as Grandes Planícies.

SAIBA MAIS SOBRE A CORRIDA

Realizadas desde 1982, a Race Across America é uma das principais corridas de resistência e um dos principais eventos de ciclismo do mundo. A competição é aberta a profissionais e amadores, dividida em modalidades solo, duplas, quartetos e octeto. Apenas ciclistas solo precisam passar por uma fase classificatória.

 

Publicidade