Haverá um demonstração de aeronaves antigas da Segunda Guerra Mundial na área de D.C., na próxima sexta-feira, como parte de uma comemoração do 75º aniversário da invasão do Dia D.

O Esquadrão do Dia D, de cerca de uma dúzia de aviões da Segunda Guerra Mundial, vai homenagear os veteranos voando sobre o Cemitério Nacional de Arlington, em Arlington, Virgínia, depois de decolar do Aeroporto Municipal de Frederick, em Frederick, Maryland, as 11h30 com chegada em Arlington por volta de meio dia.

“Estas aeronaves são conhecidas como “aeronaves de salto”, ou seja, os aviões para salta de pára-quedas que fizeram parte do Dia D, na invasão em 1944, assim como todos os tipos de operações da Segunda Guerra Mundial”, Chris Eads, Diretor Sênior da AOPA. Outreach e Eventos.

Os aviões passarão perto de Manassas e Woodbridge, na Virgínia;  Clinton e Oxon Hill, em Maryland;  e depois sobre o Pentágono e o Cemitério Nacional de Arlington. A formação então voará para o noroeste até o rio Potomac de volta a Frederic.

Os aviões que participaram do sobrevoo serão exibidos no solo e em ação no evento “Fly-In” do 80º Aniversário da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA) em Frederick, dias 10 e 11 de maio.

Saiba mais sobre as aeronaves

Dentre os aviões que participarão do sobrevoo estão seis ou sete aeronaves T-6 – aviões monomotores usados ​​como treinadores da Força Aérea do Exército durante a Segunda Guerra Mundial – e seis aviões de transporte “Dakota” C-47, conhecidos comercialmente como DC-3s. Os aviões específicos que estarão no evento da AOPA são o Placid Lassie, a Miss Virginia, o Flabob Express, o Betsuit’s Biscuit Bomber, o Clipper Tabitha Ma e a Virginia Ann.

“Estas são as aeronaves que as pessoas reconheceriam que eram as aeronaves de salto, as aeronaves de pára-quedas que faziam parte do Dia D em invasão em 1944, assim como todos os tipos de operações da Segunda Guerra Mundial”, disse Chris Eads, Diretor Sênior da AOPA.  Outreach e Eventos.

Após a visita do próximo fim de semana, o Esquadrão do Dia D voará para Nova York antes de cruzar o Atlântico para a Normandia, na França, para o aniversário do Dia 6 de junho.

Em Maryland, visitantes poderão entrar nos aviões

Os aviões antigos e cerca de 40 ou 50 dos aviões mais modernos estarão em exibição e os visitantes poderão, além de chegar muito perto, encontrar suas tripulações de voo e, em alguns casos, até mesmo subir e sentar no cockpit.  Serão disponibilizados cerca de 500 aviões menores, vindos de toda a região, transportados pelos participantes da Fly-In.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Demonstrações e encerramento com show de drones

Haverá duas oportunidades para ver as aeronaves antigas no ar no evento Fly-In. Os aviões realizarão duas demonstrações, incluindo a reencenação do salto de pára-quedas.

“Haverá paraquedistas com trajes de época da Segunda Guerra Mundial que farão saltos de demonstração, para que possamos ver como tudo isso remonta aos anos 40”, disse Eads.

As demonstrações de pára-quedas do Liberty Jump Team serão na sexta-feira, 10 de maio, às 19h45, e no sábado, 11 de maio, às 12h15.

“Para encerrar a noite terá um show noturno de drone. Cerca de 80 a 100 drones estarão fazendo este espetáculo realmente bonito e coreografado”, Chris Eads.

O showcase de sexta-feira à noite também incluirá demonstrações de como os aviões pegam os banners, como os que se vê voando na praia. Cerca de uma dúzia de aviões farão pequenas decolagens e aterrissagens para mostrar as habilidades de pilotos de retaguarda em pistas muito curtas.

“Para encerrar a noite terá um show noturno de drone. Cerca de 80 a 100 drones estarão fazendo este espetáculo realmente bonito e coreografado”, destacou Eads.

Todos os eventos são gratuitos, mas se você quiser participar do “Flightline Cookout” para o jantar, precisará comprar ingressos com antecedência.  São US $ 20 para adultos, US $ 10 para crianças de até 12 anos.  A disponibilidade de ingressos na sexta-feira não é garantida.  O menu livre terá cachorro-quente, hambúrgueres, acompanhamentos e algumas bebidas para adultos.

(Com informações de WTOP)

Publicidade
Curso de inglês