Os trabalhadores das linhas de ônibus Fairfax Connector estão em greve desde as 3 horas desta quinta-feira, afetando cerca de 90 rotas na área de DMV e aproximadamente 30 mil passageiros. O sindicato que representa a categoria e a Transdev, empresa que opera o serviço, não chegaram a um acordo na negociação salarial.

As partes estavam negociando para concordar com um novo contrato até 30 de novembro, mas as negociações foram interrompidas. Mais de 600 membros do sindicato votaram no início de novembro para autorizar a greve.

A entidade sindical acusa a empresa de participar de práticas desleais de trabalho e táticas de negociação de má-fé. “Nós nos contivemos o máximo que pudemos, mas a Transdev deixou claro nas negociações que eles preferem que o serviço seja interrompido do que suas práticas desleais de trabalho terminem”, disse o presidente da ATU International, John Costa, em comunicado.

A Transdev começou a operar o serviço de ônibus Fairfax Connector em julho. Em comunicado, a empresa disse que ficou desapontada com a posição do sindicato. “Estamos decepcionados por o sindicato não aceitar a oferta de boa-fé da Transdev em cima da mesa para estender o contrato atual, que incluía remuneração retroativa total e aumento de salário”, diz o documento.

Publicidade
Curso de inglês

Uma greve em andamento já afeta alguns serviços de ônibus do metrô na cidade de Alexandria, nos Condados de Fairfax e Arlington, na Virginia, por mais de 40 dias, pois a Transdev e o sindicato laboral ainda não chegaram a um acordo sobre o novo contrato referente às operações na Cinder Bed Bus Garage.

“Pedimos desculpas pelo inconveniente de curto prazo para nossos passageiros, mas se não enfrentarmos a Transdev agora, os efeitos a longo prazo serão piores para todos em DMV”, argumenta Costa.

As autoridades do Condado de Fairfax pediram aos passageiros afetados pelas alterações no serviço que considerassem rotas alternativas, como transporte Metrobus, Metrorail, serviço Virginia Railway Express (VRE) ou bicicleta, caminhada e teletrabalho.

 

(Com informações de WUSA)

 

 

 

 

Publicidade
CCA idiomas