O dólar fechou em alta sobre o real nessa sexta-feira (20), acompanhando o desempenho da moeda norte-americana no exterior e em dia de divulgação de diversos indicadores internos e dos Estados Unidos. A moeda norte-americana subiu 0,77%, a R$ 4,0935. Na semana, no entanto, houve queda de 0,34%. No ano, o dólar acumula alta de 5,66%.

Internamente, o mercado repercute a notícia de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 1,05% em dezembro, mostrando forte aceleração em relação à taxa de 0,14% registrada em novembro.

Além disso, foram divulgados ainda números bem piores para a conta corrente. Segundo o Banco Central, as contas externas do Brasil registraram um rombo de US$ 45,047 bilhões nos 11 primeiros meses deste ano, o que representa uma alta de 27% frente ao mesmo período do ano passado. Dados como esses costumam puxar o dólar para cima, uma vez que traçam um cenário mais negativo para fluxo cambial.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Estados Unidos

Na terceira e última estimativa sobre o desempenho da economia dos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2019, o Departamento do Comércio apontou expansão anualizada de 2,1% em linha com a mediana das projeções dos economistas. Já a renda pessoal cresceu 0,5% em novembro, superando a previsão de alta de 0,3%.

 

(Com informações do G1)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas